top of page
Pivô Pito
Gol de Bicicleta na final da LNF
Fonte:  Youtube  LNF

Pito

 

Nº: 18                                                           
Posição: Pivô
Clube: ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal

Nome: Jean Pierre Guisel Costa

Altura: 1,85 m
Peso:  75 kg
Nascimento: 06/11/1991 Chapecó (SC)

 

Clubes:

ADESP Pinhalzinho (SC) - 2011 a 2012

ACF Concórdia (SC) - 2013

ACBF/Carlos Barbosa (RS) - 2014 até Atual


Principais títulos:

 

Títulos Pessoais:

Artilheiro da Taça RCO em 2012

Melhor Pivô da LNF 2015

 

Títulos por Clubes:

ADESP Pinhalzinho
          Bicampeão da Taça RCO de Futsal (2011 e 2012)

ACF Concórdia
          Vice-campeão da Super Liga (2013)
          Vice-campeão da Liga Nacional de Futsal (2013)

ACBF/Carlos Barbosa
          Bicampeão da Copa Gramado (2014 e 2015)
          Campeão da Copa Cataratas (2015) 

          Campeão da LNF (2015)

          Campeão Série Ouro Gaúcho (2015)
 

Títulos Seleção Brasileira:

Campeão do Grand Prix (2015)

Campeão Eliminatória Copa do Mundo (2016)

 

A Trajetória do Pito:
Nascido em Chapecó (SC), próspera cidade do oeste Catarinense, em uma região que costuma revelar excelentes jogadores para o Futsal Brasileiro. Com apenas 6 anos de idade, Pito e seu irmão Jan que tinha 7 anos, foram levados para jogar pela primeira vez em uma escolinha de futsal, a equipe era a Aurora de Chapecó. Quem levara os pequenos irmãos para a escolinha foram seu tio Lauri e sua mãe Jane, não poderiam eles naquele momento imaginar o sucesso que o irmão caçula viria a alcançar no esporte.

 

Em 1998 foram defender a equipe da AABB Chapecó, quando conquistou seu primeiro título, o de Campeão Estadual de sua categoria. Nessa época Pito ainda não jogava muito, pois era seu primeiro ano na equipe. Acabou permanecendo na equipe da AABB Chapecó até o Sub17, durante este período disputando o Estadual Catarinense, chegou por três vezes na terceira colocação da competição.

 

Em 2008, por falta de uma categoria para sua idade em Chapecó, onde somente existia a equipe adulta, chegou a parar de jogar futsal. No ano seguinte, em 2009 arrumou um trabalho temporário, onde permaneceu por pouco tempo, pois sabia ele que não era o que realmente queria. Nesta época começou a jogar alguns campeonatos amadores, que o ajudaram a decidir por voltar a jogar futsal novamente, e voltar a defender alguma equipe em competições oficiais.

 

Em 2010, motivado e acompanhado pelo seu amigo Rodney Cassiano Leite, que atualmente defende a equipe de Futsal de Chapecó, foi para Criciúma para atuar na equipe Sub20 do Criciúma. Jogaram alguns campeonatos, onde em um deles Pito se destacou e foi convidado para defender a equipe de Siderópolis na fase estadual dos Jogos Abertos de SC (JASC), agora como profissional. Foi então que através de Athiê Melo, ex-jogador de Siderópolis e hoje treinador da equipe do Tubarão, teve a oportunidade de se firmar na equipe da ADESP Pinhalzinho em 2011.

 

Foi então em 2011 que defendendo a equipe da ADESP Pinhalzinho, começa aqui a trajetória profissional de Pito. Neste ano disputou a Primeira Divisão do Catarinense e venceu a Taça RCO de Futsal. No ano seguinte (2012) venceria novamente Taça RCO de Futsal, quando foi o artilheiro da competição. Durante o ano de 2012 também disputaram a Primeira Divisão do Catarinense, mas a competição que seria mais importante para a carreira de Pito, foi a divisão especial dos JASC, onde se destacou e chamou a atenção da equipe da ACF Concórdia, que tratou de contratar Pito para a temporada 2013.

 

Em 2013, Pito já disputa sua primeira competição nacional, a Super Liga, onde a equipe de Concórdia ficou com o vice-campeonato. Mas o que Pito realmente não esperava neste ano, é que em seu primeiro ano de Liga Nacional, viria uma conquista inédita para sua equipe, que chegou pela primeira vez a decisão da competição, a equipe infelizmente não conseguiu o título, mas Pito que era um dos destaques do time, novamente chamaria a atenção de outras equipes, desta vez das maiores e mais fortes equipes do cenário nacional de Futsal. Foi então que ao final de 2014, após as finais da Liga Nacional, veio a proposta de uma das maiores equipes do Futsal Brasileiro, a equipe da ACBF (Associação Carlos Barbosa de Futsal), equipe onde muitos jogadores sonham atuar, Pito aceita o convite da equipe gaúcha e passa a integrar o elenco da ACBF a partir de 2014.

 

Já defendendo a ACBF em 2014, conquista a Copa Gramado e chega aos playoffs da Liga Nacional e da Série Ouro do Gauchão. Mas foi em 2014 que Pito conquista mais um grande objetivo e sonho de sua carreira, que era o de defender a Seleção Brasileira, Pito é convocado para jogar o Grand Prix, que seria disputado entre os dias 12 e 16 de novembro, em São Bernardo do Campo, São Paulo, quando o Brasil se sagrou octacampeão da competição e de forma invicta, ao vencer a Colômbia na final por 7 a 2.

 

Assim como sempre aconteceu durante a carreira de Pito, 2015 também reservaria muito para Pito, além de conquistar já no início do ano 2 títulos, a Copa Gramado e também a Copa Cataratas, e de defender a Seleção Brasileira novamente pela Copa América, Pito e sua equipe a ACBF encerraram 2015 vencendo a Série Ouro do Gaúcho e também venceram em grande estilo, sem contestações a Liga Nacional. Pito foi destaque na final da LNF quando marcou um gol espetacular histórico de bicicleta que levou a torcida do Carlos Barbosa as nuvens, e ao contrário de 2013 desta vez Pito foi coroado com a título máximo do Futsal Brasileiro, com um gostinho muito especial para um atleta muito jovem ainda, mas de muito talento e dono de uma carreira ainda muito recente, mas que já é muito vitoriosa.

 

Para finalizar 2015 com chave de ouro e dar indícios que 2016 também será um excelente ano para Pito, veio a convocação para a Seleção Brasileira que irá disputar as eliminatórias para o Mundial da Colômbia em 2016. Muita sorte e sucesso para Pito e a Seleção !

 

Agradecimentos do próprio Pito:
Quero agradecer primeiramente a Deus, por me colocar na hora certa no momento certo no lugar certo, onde estou rodeado de pessoas do bem. Só estou aqui e sonhando ir mais longe por eles, minha Família. Mãe, pai, irmão, vó, vô, tios, tias, primos e primas, eles foram e vão ser sempre a base de tudo. Também aqueles que vieram com o tempo meus amigos, aqueles amigos de verdade. E atualmente ela que chegou para ficar e formarmos a nossa própria família, minha Namorada. Agradeço todos os dias por tudo isso.
 

Para acompanhar o Pito:

Facebook: facebook.com/jean.pierre.75436

Instagram: http://instagram.com/jpitoo

Facebook do Carlos Barbosa: facebook.com/profile.php?id=100004437870159

 

© 2015 por FUTSAL ONLINE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page