top of page
Futsal Online Notícias

Peri Fuentes

 

Clube: ADHering/Blumenau

Nome: Peri Alves Fuentes Filho

Nascimento: 20/10/1972 Sant’Ana do Livramento (RS)

 

Formação:

Curso de Educação Física – IPA (Porto Alegre) - 1997

Pós-Graduação em Futebol e Futsal – PUCRS (Porto Alegre) - 2003

 

Clubes: S.C. Internacional - RS (1997 a 2002), S.C. Ulbra - RS (2003 e 2004), Joinville Esporte Clube - SC (2005 e 2006), E. C. Gustavo Schreiber - RS (2007 e 2008), Beltrão Futsal - PR (2008), Cortiana/UCS/AFF - RS (2008 e 2009), Rio Branco - PR (2009), Três Coroas Futsal - RS (2009), ISEF CALCIO A 5 – Itália (2009 a 2011), Seara Futsal - SC (2011), A.S.D. ORANGE PASSION - Itália (2011/2012), Mafra/Ferromax Futsal - SC (2012), A.D.Hering Blumenau - SC (2013/Atual)

 

Títulos Pessoais:

Melhor Técnico da Liga Futsal 2014 (GloboEsporte/SporTV)

 

Títulos por Clubes:

S.C. Internacional - RS

        Campeão Estadual Sub-20 RS, em 2001

        Campeão da Taça Brasil Sub-20, em 2002

        Bi-Campeão Estadual Iinfantil RS, em 2000 e 2001

        Bi-Campeão Metropolitano Sub-20 de Porto Alegre, em 2001 e 2002

S.C. Ulbra - RS

        Campeão Estadual Sub-20 RS, em 2003

        Campeão Liga Futsal, em 2003

Campeão Estadual da Série Ouro, em 2003

        Campeão da Taça Brasil Sub-20, em 2004

        Campeão Metropolitano Sub-20 de Porto Alegre, em 2004

Joinville Esporte Clube - SC

        Bi-Campeão dos JASC, em 2005 e 2006

E. C. Gustavo Schreiber - RS

        Campeão dos JIRGS - Jogos Abertos RS, em 2007

Cortiana/UCS/AFF - RS

        Campeão Estadual Sub-20 RS, em 2008

Gruppo Sportivo ISEF (ITA)

        Campeão Italiano Série B (2009/2010)

Seara Futsal - SC

        Campeão da Copa RIC/RECORD, em 2011

Mafra/Ferromax Futsal - SC

        Campeão Regional do JASC, em 2012

ADHering/Blumenau - SC

        Campeão Jogos Abertos (1ª Divisão), em 2014

 

Nascido em terras gaúchas, Santanense de Sant’Ana do Livramento (RS), Peri Alves Fuentes Filho, ou simplesmente Peri para a maioria dos torcedores, formado em Educação Física e Pós-Graduado em Futebol e Futsal, é mais um profissional do esporte nascido nos pampas, e que obtém sucesso e reconhecimento no esporte. Este gaúcho que enche de orgulho sua cidade natal, com uma carreira de muito sucesso tanto no Futsal Brasileiro, como no Futsal Internacional.

 

Peri, iniciou sua carreira em 1997 nas categorias de base do Sport Club Internacional de Porto Alegre, na época o clube era uma potência do Futsal Nacional, pois fora o primeiro campeão da Liga Nacional em 1996. Ainda pelo Internacional foi auxiliar do técnico Morruga no profissional até 2002, já uma grande referência para o início de sua carreira.

 

Em 2003 foi para equipe do Sport Club Ulbra, onde era auxiliar técnico da equipe principal que era treinada por ninguém menos que PC de Oliveira, no Ulbra também ocupava o cargo de técnico da categoria Sub-20. No Ulbra mais uma grande referência e aprendizado, trabalhando ao lado de um dos maiores treinadores de nosso Futsal. Permaneceu no Ulbra até 2004.

 

Já em 2005, pela primeira vez tem oportunidade em atuar em terras Catarinenses, desta vez pela equipe do JEC, onde foi técnico das categorias de base e auxiliar técnico da equipe principal do JEC. Permaneceu no JEC até final de 2006, aproveitando muito bem a oportunidade de trabalhar com os técnicos Totonho e Vander Iacovino.

 

Em 2007, já bastante preparado para a função, tem a oportunidade de dirigir uma equipe como Técnico, e então resolve voltar para seu estado de origem, o Rio Grande do Sul, onde iria dirigir a equipe do Esporte Clube Gustavo Schreiber de São Leopoldo (RS), pela Série Prata do Campeonato Gaúcho. Dirigiu o GuSch ainda por mais um ano, finalizando sua passagem em 2008.

 

Ainda em 2008 surge convite para atuar no futsal Paranaense, pela Série Ouro, iria agora dirigir a equipe do Beltrão Futsal, porém as coisas não saíram como Peri esperava, e ainda em 2008 Peri retornava ao futsal gaúcho para trabalhar novamente como auxiliar técnico ao lado de Vander Iacovino, pela equipe do Cortiana/UCS/AFF.

 

Ficou no Cortiana até 2009, quando comandou a equipe do Rio Branco de Paranaguá pela Série Ouro do Paranaense. No mesmo ano voltou ao RS para comandar a equipe do Três Coroas na Série Ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal.

 

Ainda em 2009, um ano de muitas mudanças para Peri, veio então a oportunidade de trabalhar em uma equipe do exterior e poder mostrar toda sua competência fora do Brasil. O convite viria da Itália, mais precisamente do Gruppo Sportivo ISEF (Napoli-Italia), equipe da Série B na Itália. Quando então na temporada 2009/2010 chega ao título mais importante de sua carreira, ao vencer a série B do campeonato Italiano.

 

Em 2011 faz um breve retorno ao Futsal Brasileiro para comandar a equipe do Seara Futsal (SC), para logo em seguida retornar a Itália para a equipe do ASD Orange Passion (Pagani/Itália), equipe também da Série B do futsal Italiano. Foi técnico da equipe italiana entre dezembro 2011 a março de 2012.

 

No seu retorno ao Brasil, volta para dirigir a tradicional equipe do Mafra/Ferromax até dezembro de 2012, quando a boa campanha do Mafra/Ferromax, no estadual da 1ª divisão do catarinense abriu as portas para novos horizontes, devido seu ótimo trabalho, com um plantel limitado, enfrentando equipes melhores estruturadas, o técnico Peri Fuentes, teve seus méritos e foi o responsável pela ótima participação no Estadual de Futsal. Foi quando então a equipe da ADHering/Blumenau buscava um técnico visando a disputa da Superliga em fevereiro de 2013 (em Concórdia SC), já que a equipe atual campeã da Liga Sul, tinha vaga assegurada na competição de destaque nacional.

 

Em 2014 o reconhecimento de seu trabalho, com seu jeito disciplinador, compromissado com o trabalho assumido, o santanense, Peri Alves Fuentes Filho fez uma excelente campanha na Liga Nacional de Futsal. A exemplo da sua passagem pelo Mafra quando tinha um plantel limitado, também encontrava situação parecida no ADHering/Blumenau, quando se comparava plantel e orçamento com as outras equipes da Liga Nacional. Mesmo assim, conduziu brilhantemente a equipe até as quartas de finais da competição, sendo eliminado em um jogo eletrizante pela fortíssima equipe do Brasil Kirin liderada pelo craque Falcão, quando chegaram a estar vencendo por 4x1, mas acabaram cedendo ao empate nos instantes finais da partida.

 

Mesmo com a eliminação, Peri teve seu trabalho reconhecido, foi eleito pelo GloboEsporte/SporTV, com a participação do público na votação, como o melhor técnico da temporada 2014 da Liga Futsal.

Em 2015, mais um desafio, conduzir a equipe da ADHering/Blumenau na Liga Nacional, com um plantel bem mais jovem, e com a saída de algumas peças importantes, a equipe Blumenauense desta vez não passou da primeira fase da Liga Nacional. Agora sua equipe segue disputando a Divisão Especial do Catarinense.

 

O que o futuro reserva para Peri ?  Somente o tempo poderá nos revelar, mas diante desta carreira muito dinâmica e vitoriosa, já com passagens pelo Futsal Internacional, e com grande reconhecimento de seu trabalho. Podemos imaginar que grandes momentos ainda estão reservados para Peri, e também felizmente para as torcidas do Blumenau/ADHering e equipes que venha a comandar no futuro.

 

Para acompanhar o Peri:

facebook.com/peri.fuentes

facebook.com/ADHeringFutsal

 

© 2015 por FUTSAL ONLINE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page