top of page
Futsal Online Notícias

Deco

 

Nº: 8                                                                      

Posição: Ala esquerdo/Fixo

Clube: ADC Canoinhas

Nome: André Luís Mader

Altura: 1,70 m

Peso:  68 kg

Nascimento: 05/05/1989 Jaraguá do Sul (SC)

 

Clubes:

Malwee Jaraguá (SC) - 2001 a 2008

Pato Branco (PR) - 2009

Paraná Clube (PR) - 2009

São Miguel do Oeste (SC) - 2009

FCK de Hommel (Holanda) - 2010

FMD Rio do Sul (SC) - 2010,2011 e 2012

Botafogo/Canoinhas (SC) - 2013

Mafra Ferromax (SC) - 2014

ADC Canoinhas (SC) - 2015

 

Títulos Pessoais:

Artilheiro da Copa SC, em 2012

 

Títulos:

Campeão Sul Brasileiro 2003

Campeão Estadual Juvenil 2004

Campeão Joguinhos Abertos 2005

Campeão Sul Taça Brasil Sub 17 2006

Campeão Estadual Juvenil 2006

Vice Campeão Estadual Sub 17 2006

Campeão Estadual Juvenil 2007

Vice Campeão JABS (Jogos Abertos Brasileiros) 2008

Campeão Estadual Catarinense 2008 - Divisão Especial

Campão Taça Curitiba Sub20 2009

Vice Campeão Catarinense 2010 - Primeira Divisão

Vice Campeão Liga Holandesa 2010

Campeão Regional Jasc 2007,2010,2011 e 2014

Vice Campeão Copa SC 2012

Vice Campeão Estadual 2013 - Primeira Divisão

Vice Campeão Copa SC 2014

Campeão do Estadual da Primeira Divisão de SC 2015

 

Apesar de muito jovem ainda, a experiência acumulada por Deco durante toda sua carreira é algo impressionante, também pudera, com ainda 6 anos de idade já começava a jogar pela escola onde estudava em Jaraguá do Sul (SC), logo estaria disputando jogos escolares pela cidade de Jaraguá do Sul. Não demorou muito para ser convocado pelo professor e técnico Augustinho Ferrari, conhecido por ser formador de jogadores na cidade de Jaraguá, e um técnico vencedor pelas categorias de base (até 20 anos). Ferrari chamou André para participar da equipe que disputaria o estadual, ainda com 7 anos já passava a se dedicar muito ao esporte, treinando 3 vezes por semana, e no sábado pela manhã arranjava disposição para treinar futebol de campo.

 

Jogou muitos anos pelo Jaraguá ADJ, participando de vários campeonatos estaduais e regionais, em algumas destas oportunidades saindo vencedor e em outras não, mas o mais importante de tudo, acumulando muita experiência em quadra. Em 2001 o Jaraguá ADJ passa a ser a potência patrocinada pela Malwee, época que Deco relembra com muita alegria, lembrando que ainda guarda um calção daquela época com a marca do patrocinador estampada, que foi usado por ele no Sub11.

 

Em 2002, ainda muito jovem, mas já tendo muito reconhecimento pela sua habilidade jogando Futsal, ganhou uma bolsa de estudos em um colégio particular de Jaraguá, pelo qual disputava os jogos escolares. Em 2003 uma rápida passagem pelo Futsal da cidade vizinha,Schroeder, pela qual disputou algumas competições de nível estadual e nacional.

 

Em 2004 Deco retorna ao Jaraguá, onde continuou disputando competições, até que em 2008 a equipe da Malwee monta uma super equipe, tendo como principal estrela o craque Falcão, além dos craques renomados, como Lenísio, Leco, Ari, Xande, Franklin e outros mais. Foi então que Deco teve a oportunidade de conviver e jogar com todas estas estrelas, Deco que ainda era do Sub20, mas muito utilizado em competições como o campeonato Estadual de SC, por exemplo, quando a equipe mesclava os jovens com as estrelas do time principal.

 

Deco lembra com muito carinho que foram praticamente 10 anos defendendo a equipe de Jaraguá, desde a base até chegar ao adulto, amadurecendo e ganhando experiência com alguns dos melhores jogadores do país. Ficou marcado na memória de Deco, um amistoso em Santa Cecília, quando jogou boa parte da partida com Falcão, e relembra que Falcão fora muito atencioso, o elogiava e incentivava muito, tirando inclusive uma foto com Deco no vestiário, foto que Deco guarda até hoje em sua coleção.

 

Mas em 2008 após ficar com o vice-campeonato estadual da categoria Sub20, chegara o momento de alçar novos desafios na carreira, se transferiu para o Pato Branco (PR) no começo de 2009, disputando tanto a Série Ouro com o time adulto, como também o estadual paranaense pela equipe Sub20, infelizmente o Pato Branco logo encerraria suas atividades por razões financeiras, foi quando Deco então se transferiu para o time do Paraná Clube de Futsal, passou a morar em Curitiba e a treinar na sede da Kennedy do Clube Paraná, relembra que era uma ótima estrutura. Chegou a disputar a Taça Brasil realizada na cidade de Farroupilha (RS), mas a equipe não vai bem e acaba sendo eliminada da competição. Desta época leva importantes ensinamentos para vida, pois ainda muito jovem, seria dispensado por motivos extra quadra, e reforça que considera esta fase muito importante para amadurecer e se tornar um atleta melhor, e principalmente uma pessoa melhor fora das quadras.

 

Deco retorna para sua cidade natal, buscando uma nova equipe, não demorou muito, em menos de duas semanas já seria convidado pelo São Miguel do Oeste para defender a equipe ainda em 2009, com apenas 19 anos aceitou o desafio de jogar no outro extremo do estado de SC, escolha acertada, pois naquele ano ainda jogaria a Divisão Especial do Catarinense, quando enfrentou equipes como o Krona, Jaraguá e outras equipes fortes de SC.

 

Em Dezembro de 2009, um ano de muitas mudanças para Deco, lhe reservaria uma grande oportunidade ainda. Renato, seu ex-técnico do Sub20 na Malwee e Xande (atual auxiliar no Krona), ligam para Deco, lhe apresentando uma proposta para jogar no exterior. Em seguida quem lhe liga é o técnico Benatti, e com dois dias de conversas e negociações Deco acerta sua ida para a Holanda já no começo de 2010, Deco iria defender a equipe do FCK de Hommel, na Holanda já era meio de temporada, e o contrato duraria até o final da temporada em Junho. Mesmo assim Deco resolveu encarar o desafio, o retorno financeiro e experiência em jogar na Europa falaram mais alto. Deco então embarcou para a Europa, levando com ele seu colega Dudu, indicado por ele para o clube holandês.

 

Para Deco era um sonho que se realizava, e relembra que foram dias de uma época muito boa por lá, no começo estranhou a rotina de treinos, pois era mais leve que a adotada no Brasil, por lá treinavam em média três vezes por semana, enquanto que no Brasil chegava a treinar nove vezes semanais. Deco acredita que nesta época acabou perdendo força física, mas que apesar disso, fez ótimas atuações pela equipe holandesa, marcando gols que deixaram uma história em sua passagem pelo clube. Relembra dois deles, como os mais marcantes, o primeiro quando marcou “de letra” contra o time que era o atual campeão holandês na época, e o outro gol, entre as pernas do goleiro em partida válida pela semifinal da Copa da Holanda, jogo que infelizmente acabaram sendo eliminados nas penalidades, após um empate no tempo normal. Sua equipe contava com três atletas da seleção da Holanda.

 

Infelizmente em um treino realizado a noite, após o primeiro jogo da Final da Liga Holandesa, Deco machucaria o joelho, retornando então ao Brasil, onde acabou passando por cirurgia e sessões de fisioterapia, tudo pago pela equipe Holandesa que lhe prestou todo o apoio necessário mesmo distante.

 

Ainda em 2010, retorna da Holanda, mas é convidado por Xande, que comandava a equipe de Rio do Sul a fazer parte de sua equipe, Deco acerta com a equipe onde se recupera bem e no final de 2010 já estaria jogando normalmente. A equipe de Deco consegue o acesso a Divisão Especial, após vencerem os dois turnos, mas infelizmente terem perdido na final. Em 2011 e 2012 Deco permanece jogando em Rio do Sul, jogando a Divisão Especial, venceram ainda o Regional dos Jasc, disputaram a Copa SC, competição que Deco foi artilheiro e sua equipe chega ao vice-campeonato.

 

Em 2013, mais uma mudança na carreira de Deco, desta vez para jogar pela equipe do Botafogo da cidade de Canoinhas SC. Quis o destino que Deco novamente fosse campeão dos dois turnos, mas que sua equipe acabasse derrotada na grande final, mas levando a equipe a Divisão Especial do Catarinense.

 

Como em 2014 a equipe de Canoinhas acaba ficando fora das competições por questões financeiras, Deco se transfere para o Mafra Ferromax, onde conquista o Jasc Regional, e o Turno do Estadual Catarinense. O Mafra acabou perdendo a classificação para a final do estadual e também o acesso a Divisão Especial, nos jogos decisivos Deco esteve de fora devido a lesão,e teve que acompanhar de fora a eliminação de sua equipe para a grande final.

 

Em 2015 a equipe de Canoinhas volta com força total, e Deco não poderia estar de fora. Canoinhas fez uma excelente campanha no Campeonato Estadual, se sagrando campeã do Turno da Primeira Fase. Deco em ótima fase tem ótimas atuações nos jogos das semifinais e finais, marcando gols importantes para sua equipe, inclusive o último gol do jogo final quando Canoinhas venceu por 4x1, foi um gol de craque com muita experiência, quando marcou encobrindo o goleiro adversário.

 

Deco tem repetido ótimas atuações pela equipe de Canoinhas, e seu desejo é de fazer muito mais ainda pela equipe, reforça que está muito feliz, principalmente por ter alcançado o título da temporada 2015 da Primeira Divisão do Catarinense, pois a cidade e sua torcida mereciam muito!

 

Também acredita muito em que tudo que a gente faz com amor, dedicação e fé acaba sempre em resultados positivos. Atualmente o nível do futsal de maneira geral é muito alto, e a diferença entre equipes que jogam a Liga Nacional comparando com equipes que disputam competições estaduais, já não é mais tão grande, e jogadores que hoje atuam em equipes de menor expressão nacional, tem todas as condições de jogar em grandes equipes, a cada ano é possível acompanhar a evolução dos craques. O que limita as equipes menores considera que é somente o investimento e a estrutura.

 

Que Deco continue sempre iluminado e fazendo gols incríveis em momentos decisivos, espalhando alegria pelas equipes por onde atua. Com certeza apesar de toda a experiência de Deco, é um jogador muito jovem ainda que irá brilhar muito ainda.

 

Para acompanhar o Deco:

facebook.com/decomader

facebook.com/pages/ADCC-Canoinhas-Futsal

 

 

 

© 2015 por FUTSAL ONLINE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page