Dão
Nº: 13
Posição: Pivô
Clube: Blumenau/SCF
Nome: Edenilson Leite
Altura: 1,82 m
Peso: 93 kg
Nascimento: 13/abril/1979 Blumenau (SC)
Principais títulos:
Campeonato Catarinense (Jaraguá do Sul 95, 96, 98, 99)
Jogos Abertos de SC (Jaraguá do Sul 96, 98, 99)
Campeonato Goiano (UCS/Palmeiras 05)
Taça Brasil (Malwee Jaraguá 06)
Sul Americano (Malwee Jaraguá 06)
Copa Santa Catarina (Malwee Jaraguá 06)
Copa Itália (Martina Franca 2012)
Campeonato Italiano A2 (Martina Franca 2012)
Clubes por onde passou:
AABB Blumenau (SC), AD Jaraguá do Sul (SC), Curitibanos (SC), Tuper (SC), Breithaupt (SC), AD Blumenau (SC), Anjo Criciúma (SC), UCS (RS), John Deere (RS), Palmeiras de Goiás (GO), Bisceglie (ITA), Rieti (ITA) e LC FIVE Martina Franca (ITA) e Blumenau/SCF AdHering (atual)
Ainda moleque, quando morava no bairro Glória em Blumenau (SC), o menino Edenilson Leite (Dão) ainda mal poderia imaginar ou até sonhar, que ao dar os primeiros chutes em uma bola de Futsal no colégio onde estudava (Conjunto Educacional Governador Celso Ramos), estaria dando inicio a uma carreira brilhante e de muito sucesso no Futsal.
Foi no colégio em que estudava que o professor Tonico foi responsável pelos primeiros ensinamentos de Dão com o esporte.
Em 1989, Dão já se destacava pela sua habilidade com a bola, foi convidado para fazer parte da equipe da Associação da Artex que iria participar do campeonato estadual, infelizmente as atividades do time duraram apenas um ano.
No ano seguinte, Dão é convidado a integrar outra equipe da cidade de Blumenau, que era referência na formação de base em Blumenau, a AABB. Na AABB Dão conheceu o Sr. Manoel Dalpasquale, que era conhecido como Maneca. Maneca é lembrado por Dão como o grande responsável pela sua formação como atleta e também como pessoa, pessoa pela qual Dão relata ser eternamente grato.
Nos anos seguintes, Maneca acabou saindo de Blumenau e consequentemente da AABB, a AABB então fez uma parceria com a AdHering, onde Dão passou a seguir os ensinamentos do técnico Jorginho, que sempre fez um grande trabalho de formação de grandes Atletas, Jorginho que também fora treinado pelo Maneca.
Aos 15 anos, a decisão mais séria e difícil que Dão teria que tomar em sua vida até então, chegara o momento de sair de casa e buscar seus objetivos. Juntamente com seu irmão gêmeo o Ninho (Emilson Leite - Atual preparador de Goleiros do Blumenau/SCF AdHering), foram para Jaraguá, o objetivo dos irmãos, reencontrar o Maneca, que agora morava em Jaraguá.
De lá para cá, desde o reencontro com Maneca, já se passaram 20 anos como profissional, segundo as palavras de Dão, anos de muita paixão e dedicação pelo Futsal. Em todos estes anos Dão já passou por muitas equipes, equipes grandes do Futsal Nacional e Internacional. Trabalhou com grandes atletas, treinadores e dirigentes, todos profissionais e acima de tudo grandes pessoas, pelas quais o atleta tem enorme gratidão.
Ainda no decorrer desta trajetória, em 2007 surge a grande oportunidade da vida para Dão, a oportunidade de jogar na Itália, oportunidade que ele não teve dúvidas em abraçar. Na Itália Dão passou por três clubes diferentes, o Bisceglie (2007-2011), o Real Rieti (2011-2012) e o Martina Franca (2012-2014), foram 7 anos de muita experiência, muitos amigos, e muitos momentos que Dão leva sempre na memória.
Após sua experiência na Itália, restava ainda um sonho, o de poder voltar a jogar em sua cidade (Blumenau), e em março de 2014 este sonho se tornou realidade, Dão é anunciado como grande reforço do Blumenau/SCF (AdHering).
Dão tem muito orgulho e realização de poder representar Blumenau, inclusive na Liga Nacional, sendo que já em 2014 (seu primeiro ano) ficando entre os oito melhores times da competição. O atleta tem certeza que deve sempre ter um comportamento exemplar que sirva de exemplo, como um espelho para futuras gerações, que assim como ele, nasceram em Blumenau e também sonham com uma carreira de sucesso nas quadras de Futsal.
Para acompanhar o Dão:
